PROCESSO DE APLICAÇÃO SOBRE “GEL COAT ”

Processo de pintura


O gel coat pode ser aplicado à pistola,rolo ou pincel.Melhores resultados são obtidos com a aplicação a pistola,que permite camadas com melhor uniformidade
de espessura. Em ambientes confinados ou em locais de difícil acesso,rolos de pintor podem ser usados como alternativa.O “gel coat ”aplicado a pincel pode apresentar estrias e desuniformidade de espessura que prejudicam a qualidade do acabamento.
Geralmente,a aplicação é feita em duas demãos,a primeira com 0,30mm e a segunda com 0,20 –0,30mm.A espessura final fica entre 0,50 e 0,60mm.
Camadas muito espessas são quebradiças e podem apresentar trincas superficiais. Camadas muito finas são suscetíveis a enrugamento devido ao ataque do estireno da resina de laminação,além de facilitar o aparecimento do desenho das fibras na superfície da peça.Se o gel coat for aplicado a pistola,a aplicação pode ser feita em uma única demão,na espessura final de 0,4 a 0,6mm,dependendo da opacidade que se deseja para a peça final.
A laminação sobre o gel coat não deve ser iniciada antes que se atinja o ponto de toque,caracterizado pela cura parcial do gel coat,quando sua superfície pode ser tocada pelo laminador sem sujar os dedos.Se a laminação for iniciada antes do ponto de toque,o estireno contido na resina de laminação pode atacar e enrugar o gel coat.

Muitos problemas podem ser evitados se algumas precauções forem tomadas pelo laminador antes e durante a aplicação.

- Se a aplicação for à pistola,o ar de atomização deve ser limpo e seco,sem contaminação por óleo ou umidade provenientes do compressor.
- A cera desmoldante deve ser cuidadosamente espalhada e polida sobre a superfície do molde,evitando acúmulos ou excessos localizados.De preferência deve ser usada apenas cera isenta de silicone.
- O operador não deve aplicar o gel coat em camadas muito espessas,para evitar escorrimento excessivo e trincas superficiais.
- A espessura não deve ser muito fina,para evitar enrugamento devido ao ataque do estireno contido na resina de laminação,pois o gel coat é sempre atacado pela resina de laminação,porém esse ataque aparece como enrugamento somente se sua espessura for muito pequena.Deve se evitar espessura inferior a 0,3mm e superior a 0,6mm.
- Durante a aplicação,a pistola não deve ficar muito próxima do molde,para evitar que o ar de atomização arraste o gel coat já depositado,resultando em ondas e estrias na superfície da peça.Pela mesma razão,devem ser evitadas altas pressões no ar de atomização.
- O tempo de gelatinização da resina de laminação também pode causar enrugamento.Isso acontece se a resina demora muito tempo para curar, dando tempo para o estireno nela contido atacar o gel coat.Se tal fato ocorrer, o operador deve aumentar o teor de catalisador da resina,para reduzir o tempo de ataque do estireno.

Peças de fiberglass em contato permanente com água,como cascos de embarcações e piscinas,desenvolvem com o tempo bolhas de água na interface entre o gel coat e o laminado estrutural.Essas bolhas são formadas pelo acúmulo
e água em pequenas falhas de laminação na interface do gel coat laminado, onde existem substâncias solúveis em água.

Essas substâncias solúveis podem advir de excesso de catalisador,excesso de glicol livre na resina e também da inibição da cura do gel coat exposto ao ar onde há formação de benzaldeidos solúveis.A água atravessa o gel coat até a falha de laminação e lá encontra essas substâncias solúveis.Ocorre então a formação de uma célula osmótica,com acúmulo de água na interface gel coat laminado,que dá origem à bolha.Esse fenômeno é de ocorrência lenta e só se manifesta depois de prolongada imersão.
As bolhas de água podem ser minimizadas atacando suas causas principais,que são os benzaldeidos solúveis,o excesso de glicóis livres e falhas de laminação.
Isso pode ser feito reforçando o gel coat com véu de superfície.Nesse caso, aplicado como normalmente se faz,sendo o véu imediatamente colocado sobre ele.

Os véus de superfície são facilmente molhados pelo gel coat e essa operação é muito fácil e rápida.Em seguida,é iniciada a laminação de resina e fibras de vidro,estando o gel coat ainda úmido,pois quando se usa o véu de superfície, não é necessário esperar pelo ponto de toque e por isso não ocorre inibição de cura e não há formação de benzaldeidos solúveis.
Também,como a laminação é feita sobre o gel coat úmido,a incidência de falhas de laminação na interface laminada é bem menor.Excesso de glicol livre pode ser
evitado usando resina viniléster em lugar de resina poliéster.Excesso de catalisadores e outras substâncias solúveis em água devem ser sempre evitadas,
tanto no gel coat como na resina de laminação.

Metodologia para Spray Up


- Checar a pistola e linha periodicamente para evitar contaminação por água, óleo ou solvente.
- Checar a pressão de ar antes do trabalho ser executado.
?Sempre iniciar o spray com a pistola perto da superfície a ser trabalhada evitando que o excesso da pressão inicial respingue o produto para outras partes do molde.
- Checar previamente a dosagem do catalisador.
- Mantenha sempre a pistola na posição perpendicular ao molde.
- Checar a temperatura pelo menos três vezes ao dia e calibre a dosagem do catalisador.
- Mantenha a pistola a uma distancia que varie entre 45 e 69 cm do molde caso o equipamento for do tipo “Air Less ”,entre 50 e 100 cm.
- Aplique sempre o gel paralelamente a superfície do molde alternando o sentido e a direção (vertical e horizontal)a fim de não estressar o operador.
- Use o medidor de espessura com regularidade.
- Limpe a pistola imediatamente após o término da operação (com solventes compatíveis),incluindo qualquer parte do equipamento que mantém contato com o produto.
- Cuidados com a aplicação de gel coat sobre o desmoldante a base de P.V.A.a água residual no filme pode retardar o tempo de gel.

Condições para uma boa aplicação de “gel coat ”


- Situação considerada ideal para uma boa fluidez do gel coat:680 a 1100gr/minuto.
- Como checar:aplicar em recipiente pré-pesado por 30 segundos e fazer o
calculo.
- Atomização (ar).
- A pressão correta é essencial para uma boa performance do produto.
- Dosagem do catalisador.
- Entre 1,0 até 3,0%em peso,são recomendados como níveis de dosagem, acima ou abaixo destes limites os problemas com a cura serão inevitáveis.
- Equipamentos com mistura externa.
- Verificar se a mistura externa atende os tempos de gel time especificado pelo fabricante,ajustando-se a mistura para a condição ideal.
- Perfil do operador.
- Ser consciente da grande responsabilidade de sua função.
- Ter boa coordenação.
- Ser paciente.
- Ter responsabilidade para verificar e corrigir eventuais problemas na linha de produção em tempo hábil.
- Ter bom treinamento antes de executar a função

Procedimento de limpeza “Spray ”


- Tire toda a pressão da bomba e linha
- Coloque a bomba em um recipiente com solvente
- Limpe a parte externa da bomba
- Remova e limpe os bicos da pistola
- Ligue a pressão devagar,mantendo o gatilho acionado.
- Deixe correr 2 ou 3 galões de solvente pela bomba e linha e logo após retire toda a pressão
- Cuidadosamente abra e remova o filtro,efetue a limpeza e recoloque-o.
- Coloque a bomba em solvente limpo
- Limpe as mangueiras e a pistola
- Engraxe e lubrifique as partes necessárias
- Verifique as peças gastas e a ordem de recolocação
- Tire toda a pressão e recoloque os reguladores a zero

Obs:estas instruções não são abrangentes,consulte o manual do equipamento
para instruções específicas.